Lenir pede informações sobre ações combate à Covid voltadas a indígenas


O plenário da Assembleia Legislativa de Roraima aprovou durante sessão dessa terça-feira, 9, requerimento de pedido de informação sobre ações de combate à Covid-19 voltadas a indígenas em todo o território do estado de Roraima, de autoria da deputada estadual Lenir Rodrigues (CIDADANIA).

O documento é destinado à Fundação Nacional do Índio, a Secretaria de Saúde do Índio, dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Leste e Ianomâmi, bem como a Secretaria do Índio e Secretaria de Saúde. Lenir explicou que o pedido de informação deve funcionar como uma compilação de dados e que vai servir futuramente para que os deputados possam analisar a situação da pandemia em Roraima em todas as suas fases.

No requerimento a deputada pede explicações detalhadas sobre quais ações emergenciais estão sendo executadas por estes órgãos de forma complementar, coordenada e integrada na prevenção da disseminação da Covid-19 junto aos povos indígenas de Roraima.

Segundo Lenir Rodrigues, tanto o Conselho Indígena Missionário quanto a Secretaria Especial de Saúde Indígena, são unanimes em declarar a letalidade do vírus entre os povos originários, que são mais vulneráveis a viroses, em especial a infecções respiratórias como a Covid. O pedido de informações foi aprovado de forma unânime.

1 visualização0 comentário