NO UIRAMUTÃ

Lenir pede construção urgente de escola na comunidade de São Mateus

A parlamentar esteve na localidade e conferiu in loco a falta de estrutura


“O prédio onde se encontra instalada a Escola Estadual Indígena São Mateus, localizada na Comunidade São Mateus, município de Uiramutã, não possui estrutura mínima para o funcionamento. Está em condições precárias, insalubres, e por isso, pedimos ao Governo do Estado que construa urgentemente outro prédio para atender os moradores daquela região”. A fala é da deputada Lenir Rodrigues (CIDADANIA), que na última semana esteve no município conferindo in loco as demandas dos moradores da região, e protocolou uma série de indicações parlamentares junto ao Governo do Estado para solução dos problemas.

Conforme ela, as paredes estão deterioradas, não tem banheiro e os telhados estão em estado precário. Também não têm bebedouros, instalação elétrica inativa, além da ausência de material didático, dentre outras situações. “Já encaminhamos esse pleito dos moradores ao Poder Executivo, e vamos acompanhar diretamente com o governador Antinio Denarium para que seja atendido de forma prioritária. É uma estrutura considerada pequena, com apenas quatro salas de aula, e que acreditamos que seja razoável atender em médio prazo”, analisou.

A parlamentar informou que, segundo dados do Censo 2020, unidade escolar atende as modalidades de Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano); Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano); Ensino médio (1º ao 3º ano) e Educação Especial, totalizando mais de 100 moradores atendidos apenas naquela comunidade. “A Educação é indispensável para a formação ética e moral do ser humano, além disso, é dever do Estado proporcionar meios necessários para garantir a dignidade da pessoa humana. Entendemos que proporcionar essa estrutura mínima para a escola é de extrema necessidade e urgência”, concluiu.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo