OPORTUNIDADE

Atualizado: Abr 15

Moradores de Uiramutã vão receber capacitação sobre legislações vigentes

Iniciativa do Poder Legislativo visa o desenvolvimento pessoal e profissional de indígenas

Foto arquivo treinamento na comunidade da Ilha, em Boa Vista: “O conhecimento adquirido será aplicado na prática, durante ações de manutenção da segurança das comunidades”, disse Lenir.


Moradores da comunidade indígena Carapau I, na região da Água Fria, município de Uiramutã, vão participar entre os dias 19 e 21 próximos, de uma capacitação sobre as legislações Estadual e Federal, por meio do projeto ‘Capacitação Legal’, da Procuradoria Adjunta da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima. Membros do chamado Grupo de Segurança Comunitária Indígena receberão conhecimentos relacionados à violência doméstica, enfrentamento ao tráfico de pessoas, prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas, entre outros.

A procuradora adjunta da Mulher, deputada Lenir Rodrigues (CIDADANIA), explicou que as legislações estadual e federal sofrem mudanças constantemente, e a atualização desse conhecimento é necessária para o desenvolvimento dessa que é uma iniciativa diferenciada de comunidades indígenas em Roraima: os grupos de segurança comunitária. “São homens e mulheres escolhidos pelas próprias comunidades para fazer a segurança territorial e evitar ocorrências de violência, e acesso de álcool e outras drogas, por exemplo. Esses moradores terão a oportunidade de adquirir conteúdo com técnicos capacitados sobre essas legislações, além de informações pertinentes ao enfrentamento ao suicídio, ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), Direito Indígena, Direito Penal, primeiros socorros e defesa pessoal, relações interpessoais, enfim, uma gama de conhecimento que vai possibilitar desenvolvimento profissional e pessoal”, apontou.

Ela lembrou que, apesar da atuação desses grupos de segurança não ser oficial, é legitimada pelas lideranças indígenas. “Tudo é feito seguindo a lei, e aplicando esses

conhecimentos básicos sobre as leis brasileiras, que procuramos atualizar para que sejam utilizados na hora de embasar e respaldar as ações que necessitem da interferência do grupo”, reforçou.

Lenir informou que o ‘Capacitação Legal’ é um projeto permanente do Poder Legislativo que, por abordar várias temáticas, garante a quem participa vários benefícios. “Essa edição foi um pedido da comunidade, por meio do vereador Professor Gedeão (REDE), que vai ajudar essas pessoas a inovar em seu processo de trabalho, e consequentemente ajudar no seu crescimento pessoal e nas ações desenvolvidas dentro da comunidade”, salientou.

A capacitação em Uiramutã deve contar com a participação de cerca de 40 moradores que receberão certificados de 48 horas/aula

22 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo