Vereadora professora Delzuita vai focar atuação na defesa da educação indígena em Uiramutã



Indígena da etnia Macuxi, a professora Delzuita Silva de Souza é mãe de 5 filhos, foi eleita vereadora pelo município de Uiramutã na eleição do dia 15 de novembro com 212 votos. Viúva desde 2014, ela lembra que desde muito jovem trabalhou para realizar seus objetivos, os quais sempre conseguiu alcançar.

Em 2009 ela começou a trabalhar em sala de aula como professora de língua materna Macuxi. Já em 2016 ela começou sua carreira na política, tendo concorrido à sua primeira eleição pelo então Partido Popular Socialista – PPS, atual Partido Cidadania, a convite da deputada estadual Lenir Rodrigues. Não obteve êxito, mas mesmo assim não desanimou.

Em 2020 mais uma vez tentou a vaga à Câmara de Vereadores de Uiramutã, dessa vez sendo eleita com apoio dos indígenas e não-indígenas da região. Ela agradeceu ao apoio recebido da deputada Lenir Rodrigues e toda a equipe do Partido Cidadania para poder ser vitoriosa na campanha.

Ela pretende continuar na carreira política, apesar de todas as dificuldades encontradas na campanha. Muitas vezes fazia a campanha a pé ou de carona, outras com a ajuda dos filhos quando estes tinham disponibilidade de tempo. Segundo ela o desafio no mandato é muito grande, pois muitas pessoas na região querem emprego e não é possível atender a demanda.

“Vamos buscar ajudas às comunidades com projetos que possam atender a todos, que sejam ações coletivas, juntamente com o prefeito e demais colegas vereadores”, disse a professora que faz parte da organização do Conselho Indígena de Roraima – CIR, entidade que milita na defesa dos povos indígenas na região., sem discriminar nenhuma organização.

A vereadora disse ainda estar fazendo parceria com o governo do estado, além de deputados estaduais e federais, para com isso ajudar os povos indígenas, com os quais mantém um forte compromisso, buscando projetos na área de empreendedorismo para as comunidades e para o empoderamento das mulheres, bem como na agricultura familiar.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo